FURUM DA ACVERC, APOIO CÂMARA MUNICIPAL

20/05/2015

O 1º Fórum Político de Desenvolvimento organizado pela Associação das Câmaras de Vereadores da Região Carbonífera (ACVERC), realizado em Barão do Triunfo, na sexta-feira, 8, recebeu um bom público e, ao final, definiu-se pela elaboração documento ao Governo do Estado pedindo a anulação de licitações cujas obras de acesso asfáltico não foram realizadas. A diretoria da Associação convidou deputados estaduais e federais para expor os problemas de ligação asfáltica nas rodovias ERS-711, ERS-713 e ERS-715, que ligam os municípios de Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, Sertão Santana e Cerro Grande do Sul. Além disso, também foi abordado o acesso de 6 km entre São Jerônimo e Arroio dos Ratos. Especificamente as rodovias ERS-711, ERS-713 e ERS-715 estavam no programa “Asfalto para todos” implantado em 1998 pelo governo estadual da época. Porém, as empresas que venceram as licitações não concluíram os projetos e muito menos iniciaram as obras.
Os presentes no Fórum aprovaram um documento que será encaminhado ao Governo do Estado reivindicando a anulação das licitações realizadas em anos anteriores já que, atualmente, as empresas vencedoras se encontram falidas.
Segundo dados apresentados, em torno de 56 contratos estão à espera de recursos financeiros para conclusão de projetos e realização de obras estruturantes.
Conforme os argumentos dos deputados estaduais, Edson Brum (PMDB), Marcelo Moraes (PTB), Tiago Simon (PMDB), Gilmar Sossela (PDT) e Any Ortiz (PPS) as lideranças municipais devem seguir unidas para tentar reverter a situação.
Também estiveram presentes, o deputado federal Fernando Marrone (PT), o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, o presidente da União dos Vereadores do RS, Silomar Garcia, prefeito e vice-prefeito de Barão do Triunfo, Rui Valmir Brauvers Spotti e Gilmar Francisco de Souza, e vereadores de Barão do Triunfo, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, General Câmara, Butiá, Minas do Leão, Eldorado do Sul, Sertão Santana, Mariana Pimentel, Cerro Grande do Sul, num total de 160 pessoas.